Como você se imagina daqui a 5 ou 10 anos? Aprenda como responder esta pergunta feita pelo RH na entrevista de emprego.

No processo seletivo, quando o profissional de RH pergunta (como você se imagina daqui a cinco ou dez anos) muitos candidatos têm dúvidas em qual sentido devem responder. Para explicar o que o recrutador quer saber quando lança essa pergunta e mostrar qual a melhor forma de ganhar pontos com a resposta, confira as seis dicas que fizemos pra você.

  1. Tenha um planejamento

O recrutador quer conhecer a linha de raciocínio do candidato e verificar se ele tem planejamento de carreira e objetiva bem definida. “As empresas buscam profissionais que tenham claro o que pretendem ser no futuro e que tenham as rédeas da sua carreira.

  1. Pense mesmo que não tenha uma entrevista

Não existe uma resposta padrão, nem certa ou errada, mas muitas vezes ocorre que o profissional simplesmente não consegue responder nada porque nunca pensou no assunto.Os mais jovens são muito imediatistas, querem um trabalho para ganhar dinheiro e atender necessidades de curto prazo e não têm um plano de carreira estruturado. 

  1. Pense antes da entrevista de emprego

Uma boa forma de responder como você se imagina é pensar – antes da entrevista de emprego – de fato onde você quer estar daqui a alguns anos e como vai fazer para chegar lá. A dica é não se fixar a cargos ou salários, mas estabelecer um planejamento. Se daqui a cinco anos você quer ter um cargo de gestão em uma grande empresa, diga isso ao recrutador e explique o que pretende fazer para alcançar seu objetivo. Você pode dizer que sabe que para isso precisa melhorar determinada competência, fazer uma especialização e dar uma turbinada no seu inglês. 

  1. Tenha “os pés no chão”

Muita gente “queima o filme”, pois ao ouvir a pergunta solta uma pérola do tipo “daqui a cinco anos eu quero ser presidente da empresa” ou “daqui a três anos quero estar ganhando 30 mil reais por mês”. É uma boa hora para mostrar que você tem os “pés no chão”.

  1. Pesquise sobre a empresa

Para evitar uma gafe – como dizer que você quer estar em uma grande empresa exatamente quando está participando de um processo de seleção para trabalhar em uma empresa pequena, pesquise tudo o que puder sobre o empregador. Sempre que souber para qual empresa é a seleção faça a sua lição de casa e evite perder pontos por bobagens.

  1. Adeque o discurso

Se você de fato quer estar em uma grande empresa daqui a dez anos e agora está sendo recrutado para trabalhar em uma pequena empresa, vale a pena adequar o seu discurso. Diga se for o caso, que quer ter um cargo de liderança, mas não especifique o porte da empresa dos seus sonhos. Isso evita inclusive que o gestor que está participando da entrevista de emprego se sinta ofendido.

Lembre-se: O entrevistador vai querer saber quais são suas competências técnicas desenvolvidas e quais você ainda tem de desenvolver para chegar ao posto que deseja. Faça uma reflexão. O autoconhecimento é a chave da resposta.

Não é recomendável que você transpareça que não sabe o que quer. Responda de forma consistente. Por ser uma pergunta que é normalmente feita mais para o final da entrevista, o entrevistador quer saber se o profissional está se candidatando ao cargo correto ou não.