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Rogério Pinheiro Lima

Administrador

Perfil

Profissional com mais de 15 anos de experiência área financeira com amplavivência em controladoria, atuandoem processos administrativos, contábeis, jurídicos, fiscais, auditoria eplanejamento.

 

Forte experiência na preparação, elaboração e análise dosplanos financeiros e orçamentários (budget e forecast).

 

Responsável pelo acompanhamento de Assessoria Fiscal, com validação das economiastributárias apontadas; Assessoria Contábil, com monitoramento do cronograma deatividades e pendências; abrangendo a Assessoria Jurídica, com monitoramentodas ações em trâmite;

 

Sólida experiência com análise de Balanços e elaboração de DRE Gerencial, análise de distorções e identificação de possibilidades de redução decustos e despesas, bem como a elaboração e o acompanhamento de relatórios eindicadores diversos tais como fluxo de caixa, dre, preço de venda x margem decontribuição, prazo médio de pagamento e recebimento e outros.

 

Vivência e participação na implantação de diversos sistemas de ERP’stais como: Protheus, WinThor, Omnia, LINX, DataSul, AlterData, MEGA, Fortes, etc.

 

Gestão no controle dos custos e despesas, apoio ao departamento de cobrança comrelatórios e indicadores, participação na formação do preço de venda, controledo prazo médio de pagamento e recebimento.

 

Expertise na identificação dos pontos de melhoria e propor ações corretivas,auxiliando no seu desenvolvimento e aumento da rentabilidade e lucratividade,melhorando o desempenho econômico e financeiro do departamento com relatóriosdas demonstrações financeiras para diretoria.

Informações Adicionais

  • IdiomasPortuguês + Inglês
  • Estado CivilSolteiro(a)
  • Procurando Emprego?Sim
  • FilhosNenhum
  • ReligiãoEvangélica
  • Faz parte de algum Projeto, Grupo ou ONG?Voluntário na CCVideira
  • HabilitaçãoB
  • Disponibilidade para ViagensSim
  • Escreva 5 competências suasFlexibilidade, Iniciativa, Organização, Persuasão, Lealdade.
  • EndereçoRua Miguel Gurgel, 283 - Coaçu - Fortaleza/CE - 60.871-790
  • Área de atuaçãoAdministração

Skills

FP&A
Planejamento Financeiro
Controladoria
Contabilidade
DRE
Fluxo de Caixa
ERP
Pacote Office
Trello
Contas A Pagar
Contas A Receber
Cobrança

Educação

Graduação em Administração de Empresas
IESC

Graduação em Administração de Empresas c/ Habilitação em Análise de Sistemas de Informação

Junho 2007 -Junho 2009
Especialização em Administração de Recursos Humanos
FATE

Especialização em Administração de Recursos Humanos

Janeiro 2015 -Dezembro 2018
MBA em Gestão Financeira e Controladoria
Universidade Estácio de Sá

MBA em Gestão Financeira e Controladoria

Experiência de Trabalho

Junho 2021 -Dezembro 2021
Gerente Financeiro
SERVNAC (Fortaleza/CE)

  • Acompanhamento Inadimplência REAL, com Inputs de TODOS os recebíveis no Protheus, inclusive com monitoramento da cobrança terceirizada;
  • Validação do novo painel de inadimplência – Privado;
  • Elaboração da Régua de Cobrança;
  • Elaboração de relatório de acompanhamento de compromissos pagos versus liberados no Protheus;
  • Sanitização do Contas à Pagar, com identificação e baixa (por dação) de mais de R$ 17 milhões de “sujeiras” na base do Protheus;
  • Elaboração da Projeção do Fluxo de Caixa até janeiro/2022;
  • Validação do REALIZADO do Fluxo de Caixa Mensal versus DRE;
  • Início do projeto de implementação do Fluxo de Caixa no Protheus, com diagnóstico das inconsistências existentes para solução pela equipe de suporte Protheus;
  • Padronização de acessos no Internet Banking para duas alçadas de liberação em todas as empresas;
  • Elaboração de todas as procurações do representante (Diretora Financeira) e respectiva atualização cadastral em 5 bancos (34 contas corrente).
  • Diagnóstico de todos os processos pendentes de implantação/melhoria no módulo financeiro do Protheus juntamente com a equipe de suporte TOTVS;
  • Diagnóstico das pendências e melhorias do Internet Banking da Mittu Banking, repassados à equipe de desenvolvimento do parceiro;
  • Reorganização do modelo de trabalho da equipe do financeiro para a absorção de mais 3 empresas (SVNK Consultoria, SERVNAC Administração e WUANG) no fluxo de atividades;
  • Mapeamento das atividades versus capacidade de cada membro da equipe (TimeSheet) para melhor distribuição das atividades (o que foi, inclusive, implementado para toda a empresa);
  • Levantamento das pendências financeiras que sequer chegaram ao financeiro, para evitar a negativação da empresa junto aos bancos;
  • Readequação do contrato junto ao SERASA, com acréscimo de CNPJ’s e manutenção do custo, além da aquisição do serviço de monitoramento constante sobre possíveis negativações da empresa de maneira prévia, possibilitando a resolução das pendências antecipadamente.
  • Elaboração do orçamento 2022 da área.
  • Demais atividades da área: acompanhamento do fluxo de caixa operacional, liberação de despesas da área, acompanhamento junto à Presidência para liberação dos Pedidos e Contas à Pagar, reunião de prestação de contas, monitoramento de créditos e disponibilidades, indicação da necessidade de caixa, contato com instituições financeiras para alavancagem de recursos, gerenciamento da equipe, suporte à Diretoria, gestão de conflitos etc.

Setembro 2019 -Junho 2020
Controller Corporativo
GD7 | TT Distribuidor | Dansul (Eusébio/CE)

  • Acompanhamento de Assessoria Fiscal, com validação das economias tributárias apontadas;
  • Acompanhamento da Assessoria Contábil, com monitoramento do cronograma de atividades e pendências;
  • Acompanhamento da Assessoria Jurídica, com monitoramento das ações em trâmite;
  • Análise de Balanço e Elaboração de DRE Gerencial, analisando distorções e identificando possíveis grupos de despesas a serem reduzidos;
  • Acompanhamento da Inadimplência;
  • Criação de políticas de incentivo para comissionamento de resgate de dívidas;
  • Revisão de contratos diversos e cálculos de precificação;
  • Revisão e Aprovação dos Gastos Comerciais realizados pelos Supervisores das filiais;
  • Aprovação dos “Espelhos de Pagamento” referente à impostos e planejamento tributário;
  • Acompanhamento do “Balanço” (inventário) anual;
  • Seleção de fornecedores, junto à equipe de TI, para ferramentas de B.I. e E.R.P.;
  • Acompanhamento da implementação do ERP WinThor (Totvs);
  • Gerenciamento da Ferramenta MyAudit para resolução dos pontos críticos e pendências do WinThor;
  • Reformulação e Melhoria dos Processos existentes;
  • Coordenação do trabalho da Equipe, visando o atingimento das metas e o desenvolvimento profissional;
  • Gerenciamento de conflitos;
  • Participação no planejamento estratégico;
  • Reuniões com a Diretoria.

Fevereiro 2014 -Junho 2019
Controller
Grupo FAN (Mossoró/RN)

  • Análise de Balanço e elaboração de demonstrações como DRE e DFC (gerencial);
  • Acompanhamento da Inadimplência;
  • Coordenação e consolidação de Orçamento, inclusive comparando o resultado previsto versus o realizado, apresentando as justificativas das variações pelo orçado e sugerindo alternativas para compensações das mesmas;
  • Desenvolvimento de Análises de Rentabilidade (por filial, produtos, clientes, etc.) buscando oportunidades de melhoria dos resultados;
  • Estabelecimento de metas de resultados por empresa/filiais;
  • Elaboração de Demonstrativos de Resultados Gerenciais, inclusive analisando as despesas visando sua redução;
  • Liberação de Pedidos de Venda (por ocasião de estouro de limite de crédito ou outras exceções determinadas pela diretoria);
  • Aprovação (em comitê) dos Limites de Crédito concedidos aos clientes;
  • Acompanhamento da implementação de módulos e/ou customização de novas rotinas no ERP (Microsiga Protheus);
  • Implantação do B.I. do Protheus - Totvs Analytics, com definição dos pontos de controle e cenários que serão contemplados;
  • Acompanhamento de Auditoria Externa;
  • Contratação, avaliação e desligamento de colaboradores e parceiros;
  • Coordenação do trabalho da Equipe, visando o atingimento das metas e o desenvolvimento profissional;
  • Gerenciamento de conflitos;
  • Participação no planejamento estratégico;
  • Reuniões com a Diretoria.

Novembro 2012 -Maio 2013
Controller
Sabor Tropical (Itaitinga/CE)

  • Definição/Execução dos processos dos departamentos Financeiro, Contabilidade e de Pessoal;
  • Seleção e contratação de assessoria contábil e jurídica adequada às necessidades da empresa;
  • Redefinição do Plano de Contas Contábil, das Categorias de Receita/Despesa, de Centros de Custo, e de Categorias de Clientes e Fornecedores;
  • Implantação do Sistema "Fortes AG Financeiro", o que possibilitou uma série de controles e otimização do trabalho, tais como: cobrança eletrônica, conciliação bancária, emissão e guarda da NF-e, fluxo de caixa, controle orçamentário, integração com a contabilidade;
  • Implantação do Sistema "Fortes Ponto", garantindo mais rapidez e segurança na geração da folha de pagamento;
  • Movimentação e Controle das contas financeiras da empresa: pagamentos, recebimentos e transferências;
  • Reportes à Diretoria através da apresentação de relatórios gerenciais e operacionais;
  • Análise dos balancetes e demais demonstrações contábeis;
  • Acompanhamento de Auditorias e participação do planejamento estratégico.

Junho 2011 -Abril 2012
Gerente Financeiro
Porto Freire Engenharia (Fortaleza/CE)

  • Gerenciamento das rotinas dos departamentos Financeiro, Contabilidade e de Pessoal;
  • Captação de recursos junto a instituições financeiras, analisando taxas, prazo de pagamento e garantias vinculadas;
  • Estruturação da 1ª operação de Securitização de Recebíveis;
  • Reestruturação do Departamento Financeiro (Setor de Contas a Receber), com a criação da Seção de Cobrança e da Seção de Repasse Imobiliário;
  • Reestruturação do Departamento de Contabilidade, com a Unificação das diversas áreas de negócio e a contratação de Assessoria Contábil e Tributária;
  • Gestão do fluxo de caixa em conjunto com as áreas de maior demanda de recursos;
  • Elaboração e acompanhamento do orçamento dos departamentos Financeiro, Contabilidade e de Pessoal;
  • Elaboração de política de remuneração variável para os colaboradores da área;
  • Indicação, e posteriormente participação ativa, na implantação do ERP MEGA Construção;
  • Participação de comitês diversos (Planejamento Financeiro, BSC, Qualidade), nas reuniões mensais de Fechamento Contábil e nas Auditorias Internas;

Junho 2007 -Abril 2011
Gerente Administrativo e Financeiro
ANNE (Fortaleza/CE)

  • Monitoramento dos compromissos, recebíveis e disponibilidades (aprovação da programação de pagamentos diária);
  • Captação de recursos junto às instituições financeiras de forma a garantir a operação da empresa;
  • Implementação do Setor de Cobrança, com ações redução da inadimplência e elaboração de políticas para resgate de títulos em aberto;
  • Elaboração de relatórios gerenciais: Fluxo de Caixa Projetado, Demonstração de Resultados, Ranking ABC de Gastos, Análise de Índices Financeiros;
  • Gerenciamento dos Cartões Corporativos, Telefonia Móvel e Seguros; 
  • Acompanhamento dos fechamentos contábil e fiscal, com participação na elaboração do Planejamento Tributário;
  • Acompanhamento de fiscalizações e representação da empresa junto a Órgãos Públicos;
  • Interação com o Jurídico: monitoramento dos processos, validação de contestações, indicação de testemunhas/prepostos, análise de contratos, etc.;
  • Elaboração de normas e procedimentos, aperfeiçoando o fluxo de trabalho, bem como estabelecimento de diretrizes administrativas e financeiras;
  • Participação na seleção e implantação do ERP Linx Global Fashion;

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