Olá, sou Lucas Rocha, profissional de marketing desde 2015 e apaixonado pela área.
Atualmente estou atuando no Grupo Telles, onde minha atuação concentra-se na criação e gestão de portais e redes sociais para indústrias anteriormente carentes de presença digital, incluindo a fábrica de embalagens Santelisa e a de embalagens plásticas Yplastic. No grupo, introduzi estratégias de mídia digital, funis de vendas e tráfego pago, impulsionando empresas de foco B2B na prospecção de leads online. Estruturei business intelligence para captar leads, criei funis de vendas e conduzi testes A/B em campanhas de Meta Ads e Google Ads. Desenvolvi ações de mídia e relacionamento com clientes e parceiros, produzi conteúdo para sites e redes. Analiso funis de vendas, intenções do cliente, taxas de conversão (CAC, ROI, CPC, CPA, CTR), tráfego de sites (GA, GA4) e engajamento em mídias sociais. Mantenho interação com a agência de assessoria de imprensa, construindo relacionamentos e solicitando pautas. Também participo da organização e cobertura de eventos de marca, feiras e exposições de produtos.
Antes disso, em 2022 tive uma passagem como analista de marketing na construtora Diagonal Victa incluiu a condução de estratégias de SEO, SEM e campanhas online. Integrei diversos canais, como email marketing e tráfego pago (Meta ads, LinkedIn ads e Google ads), criando conexões com clientes e parceiros. Monitorava conteúdos, funis de vendas, taxas de conversão, tráfego de sites e métricas de email. Participei de eventos de lançamento e premiações comerciais, otimizando a produção de conteúdo para formatos digitais e mantendo interação com agências criativas e de assessoria de imprensa. Contribuí na estruturação do lançamento de dois empreendimentos, alinhado à equipe comercial, trabalhando com metas ambiciosas e cronogramas meticulosos, garantindo o cumprimento nos prazos. Minha atuação estratégica foi fundamental para o sucesso do calendário de vendas iniciais e o alcance das metas.
Na Meireles e Freitas, iniciei como estagiário e alcancei cinco promoções significativas. Desde o planejamento de estratégias de marketing digital até a contribuição na criação de conteúdo e peças, meu percurso foi abrangente. Monitorava métricas e campanhas via analytics, analisando o tráfego e as redes sociais das 6 empresas do grupo. Mantinha sites atualizados, otimizava o SEO, criava landing pages e automações no RD Station, gerenciando verbas para publicidade online.
Ativamente envolvido com Google Ads e Meta Ads para as 6 empresas do Grupo, especialmente no cenário B2B, conduzia ações de SEO e SEM, planejava campanhas, incluindo email marketing e tráfego pago. Acompanhava o conteúdo para sites e redes, analisando funis de vendas, intenções do cliente, taxas de conversão, tráfego e engajamento em mídias sociais, e rastreava métricas de campanhas de email.
Iniciei como estagiário e evoluí com cinco promoções,desempenhando um papel crucial. Do Planejamentode estratégias de marketing digital até contribuir nacriação de conteúdo e peças, rastreando métricas ecampanhas via analytics, meu percurso foiabrangente. Analisava o tráfego e as redes sociaisdas 6 empresas do grupo. Mantinha sites atualizados,otimizava o SEO, criava landing pages e automaçõesno RD Station, gerindo verbas para publicidade online.Ativamente envolvido com Google Ads e Meta Adspara as 6 empresas do Grupo, especialmente nocenário B2B, executava ações de SEO e SEM,planejava campanhas incluindo email marketing etráfego pago. Acompanhava o conteúdo para sites e redes,analisando funis de vendas, intenções do cliente,relatando KPIs como conversão, tráfego eengajamento em mídias sociais, e rastreandométricas de campanhas de email (entrega, abertura,cliques).Tive atuação vital em lançamentos digitais deprodutos e serviços, implementando campanhas deemail marketing na plataforma RD Station, cruciais naestratégia B2B, alavancando marketing de conteúdoe tráfego pago. Durante esse período, 75% dos leadseram captados por landing pages patrocinadas,otimizadas com múltiplos pontos de conversão,como botões de WhatsApp e formulários.
No cargo, conduzi estratégias de SEO, SEM ecampanhas online, integrando variados canais comoemail marketing e tráfego pago (Meta ads, LinkedInads e Google ads). Criei conexões com clientes eparceiros, monitorando ativamente conteúdos, funisde vendas, taxas de conversão (CAC, ROI, CPC, CPA,CTR), tráfego de sites (GA, GA4) e métricas de e-mail.Participei de eventos de lançamento e premiaçõescomerciais, otimizando a produção de conteúdo paraformatos digitais e mantendo interação estreita comagência criativa e assessoria de imprensa,fortalecendo relações e direcionando pautas.Na estruturação do lançamento de doisempreendimentos, alinhado à equipe comercial,trabalhamos com metas arrojadas e um cronogramameticuloso, garantindo cumprimento nos prazos. Aagência parceira, responsável por materiais dedivulgação, também desempenhou papel crucial.Minha atuação estratégica nesse contexto foi vitalpara o sucesso do calendário de vendas iniciais ecumprimento das metas.
Meu foco engloba a criação e gestão de portais eredes sociais para indústrias que anteriormentecareciam de presença digital, como a fábrica deembalagens Santelisa e a de embalagens plásticasYplastic. No grupo, introduzi estratégias de mídiadigital, funis de vendas e tráfego pago. A partir disso,as empresas, com enfoque em B2B, iniciaram aprospecção de leads online. Estruturei businessintelligence para captar leads, criei funis de vendas,conduzi testes A/B e tráfego pago (Meta ads e Googleads). Desenvolvi ações de mídia e relação comclientes e parceiros, produzi conteúdo para sites eredes. Analiso funis de vendas, intenção do cliente,potenciais clientes, taxas de conversão (CAC, ROI,CPC, CPA, CTR), tráfego de sites (GA, GA4) eengajamento em mídias sociais. Mantenho interaçãocom a agência responsável por assessoria deimprensa, solicitando pautas e construindorelacionamentos. Participando também daorganização e cobertura de eventos de marca, feirase exposições de produtos.