imagem

Manuel Carlos Domingues Lopes

Administrador

Perfil

Executivo com sólida experiência e capacidade estratégica para conduzir a equipe nos projetos de melhoria da empresa, através de processos de liderança e pragmatismo, por meio da formalização e simplificação de processos, ganhos de produtividade, implantação de novas tecnologias e inovação.
Estreita colaboração e alinhamento com as diversas áreas da empresa liderando equipes de forma que os seus reportes diretos tenham a autonomia necessária para conduzir suas respectivas áreas - alinhados às estratégias definidas em conjunto com os acionistas.
Capacidade de influenciar de forma estratégica, promovendo uma cultura de alto desempenho e melhoria contínua através da resolução dos principais problemas de planejamento corporativo que se relacionam e impactam as operações da empresa.
Membro Associado do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa
Membro do Conselho Consultivo do SESI SENAI / FIESP

Informações Adicionais

  • IdiomasPortuguês + Inglês
  • Estado CivilDivorciado(a)
  • Procurando Emprego?Sim
  • Filhos1
  • ReligiãoCatólica
  • Faz parte de algum Projeto, Grupo ou ONG?Instituto Brasileiro de Governança Corporativa
  • HabilitaçãoC
  • Disponibilidade para ViagensSim
  • Escreva 5 competências suasPlanejamento Estratégico; Gestão Estratégica de Pessoas; Inteligência Emocional; Governança Corporativa; Alavancagem Estratégica
  • EndereçoRua Manuel de Almeida, 19
  • Área de atuaçãoAdministração

Skills

Big Data
Design Thinking
Gestão de Projetos
Key Performance Indicators (KPI)
Excel
Dashboards
Controladoria
Microsoft Office
Gestão de Operações
Estratégia comercial
Planejamento estratégico

Educação

Junho 2017
Mestrado
Universidade de Guarulhos

Mestrado em Geociências e Governança Ambiental

Junho 2012 -Junho 2013
MBA
Fundação Getúlio Vargas

MBA em Gestão Estratégica de Pessoas

Agosto 2009 -Agosto 2010
MBA
Universidade Nove de Julho

MBA em Planejamento Estratégico Empresarial

Janeiro 1996 -Janeiro 2000
Graduação
Universidade Nove de Julho

Bacharelado em Administração de Empresas

Experiência de Trabalho

Fevereiro 2021 -Março 2022
Diretor Executivo
Grupo Branco & Oliveira

Criação e estruturação de Holding familiar com propósito de sucessão e perenidade da companhia através da composição de cinco empresas, dos segmentos varejo farmacêutico, operações financeiras de varejo, construção civil e operações jurídicas;

Alavancagem estratégica através da implantação de modelos de Governança Corporativa e instrumentos de Compliance atendendo a proposta da criação de Conselho de Família e Conselho Consultivo;

Readequação de todo o time de Heads da companhia alinhados com as novas estratégias desenhadas para a alavancagem dos negócios existentes;

Reposicionamento estratégico e reformulação dos modelos de negócios de todas as empresas do Grupo familiar, objetivando o seu crescimento orgânico e expansão de mercado na região nordeste;

Revisão de todos os processos financeiros existentes nas empresas do Grupo familiar definindo as estruturações e divisões orçamentárias, financeiras e fiscal implantando ERPs para cada uma das empresas;

Implantação de políticas comercias para cada uma das empresas do Grupo familiar com ênfase em cada novo modelo de negócios alavancando as receitas individuais através da construção de equipes de alto desempenho, objetivando um gerenciamento ágil capaz de enfrentar todos os desafios dos mercados nos quais a empresa está inserida;

Redefinição do headcount de todas as empresas do Grupo familiar adequando às reais necessidades e reduzindo cargos em não conformidade com as novas estratégias do negócio;

Valuation e aquisição de nova unidade de varejo farmacêutico com base nas propostas de expansão definidas em novo modelo de negócio e posicionamento de marca no mercado;

Consolidar o relatório executivo das demonstrações financeiras mensais atual vs budget e Forecast do P&L, Cash Flow e Balance Sheet para envio ao conselho de família;

Prestação de Contas e desenho de estratégias, orçamentos e demais solicitações aos membros do Conselho de Família;

Implantação de Change Management através de metodologias ágeis e focadas na perenidade do negócio e sucessão familiar.

Outubro 2019 -Fevereiro 2021
Consultor
Consultor Independente

Implantação de projetos de administração dos recursos financeiros através de relacionamento ativo com instituições financeiras/bancos, propondo alternativas de fontes de financiamento para projetos greenfields e CAPEX estratégico;
Definição de Indicadores de Desempenho para o gerenciamento do fechamento mensal do resultado financeiro, fluxo de caixa, fiscal e contabilidade;
Mapeamento de players por região geográfica e nicho de atuação;
Diagnóstico da situação atual da empresa (financeiro, família, propriedade e empresa);
Redefinição da estrutura organizacional e as respectivas atribuições de cada área, redesenho e descrição de cargos, mapeamento das competências necessárias, criação de indicadores de performance e alinhamento entre as áreas;
Desenvolvimento de projetos de Planejamento Estratégico com foco em inovação e abertura de novos negócios;
Diagnóstico dos processos existentes e proposição de melhoria de acordo com a proposta de valor da empresa;
Implantação de metodologias Ágeis para o processo de tomada de decisão;
Estabelecimento de métricas de alocação de recursos e investimentos;
Definição de indicadores de performance sobre os resultados e risco de investimentos;
Criação de estrutura de Governança, Risco e Compliance;
Analisar e confeccionar o relatório executivo das demonstrações financeiras mensais atual vs budget e Forecast do P&L, Cash Flow e Balance Sheet para envio ao conselho de administração;
Elaborar o planejamento financeiro em linha com a estratégia da empresa e confeccionar, analisar e consolidar os relatórios de acompanhamento dos resultados junto as demais áreas da companhia.

Fevereiro 2019 -Outubro 2019
Diretor de Unidade de Negócios
Estácio Participações S/A

Dirigir a Unidade de Negócios com aproximadamente 4.000 alunos, 18 cursos presenciais de graduação, 1 Polo próprio EAD com oferta de 30 cursos com aproximadamente 2.200 alunos e 3 cursos de pós-graduação Lato Sensu;
Administrar e gerenciar a de folha de pagamento de 150 docentes e 65 colaboradores administrativos diretos e 25 indiretos;
Gerir a equipe comercial composta de 1 Gerente Comercial e 3 representantes/consultores que atuam de forma regional na captação de leads e empresas para parcerias e vestibulares in loco;
Administrar o CAPEX e OPEX da unidade, bem como da manutenção e retrofit do campus;
Realizar o Atendimento às demandas de visitas do INEP/MEC no credenciamento, manutenção e renovação de cursos;
Gerenciar as questões regulatórias dos cursos da unidade e da documentação da IES;
Atuar na Gestão Acadêmica dos cursos ofertados na unidade, auxiliando os coordenadores de curso na relação curso x qualidade de ensino;
Coordenar, estimular e supervisionar as atividades de Pós-Graduação Lato Sensu;
Gerenciar as atividades do programa de pós-graduação, apoiando os projetos e atividades desenvolvidas;
Cooperar com a construção de novos conhecimentos e a integração da IES com a sociedade em geral;
Assegurar o programa de iniciação científica;
Monitorar e acompanhar os indicadores de desempenho dos programas de pós-graduação seguindo os critérios de avaliação da CAPES;
Gerenciar projetos de extensão, através de congressos, seminários, ciclos de debates, fóruns e ações culturais;
Desenvolver o programa de qualidade da IES (PEG – Programa de Excelência em Gestão), integrando todos os colaboradores da unidade nos resultados de cada um dos pilares do programa, especialmente no pilar foco no aluno;
Atuar como agente catalizador de mudanças, principalmente na ferramenta NPS – Net Promoter Score, identificando fraquezas, pontos de atenção e melhorias, bem como alavancando os promotores e impulsionadores da marca;
Gerenciar e acompanhar o orçamento da unidade;
Definir o portfólio de cursos de graduação e pós-graduação Lato Sensu, de acordo com as demandas observadas de mercado bem como a Gestão Acadêmica da Unidade de Negócios;
Atendimento aos requisitos de credenciamento, reconhecimento e autorização de cursos e polos EAD;
Desenhar de forma estratégica e sustentável, os documentos institucionais, tais como: PDI, PPI, Estatutos, Regimentos e Plano de Carreira Docente (PCD);
Assegurar a viabilidade econômica e financeira da unidade de negócio e toda a área de facilities, comunicação com o mercado e comunidade e interação com a Diretoria Regional e Conselho.

Agosto 2014 -Fevereiro 2019
Coordenador Acadêmico - Gerente de Unidade
UNIVERSIDADE DE GUARULHOS

Coordenação acadêmica dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e tecnológicos em Recursos Humanos e Logística;
Promover a implantação das propostas pedagógicas dos cursos e uma contínua avaliação da qualidade;
Formular diagnósticos sobre os problemas existentes nos cursos e promover ações visando à solução imediata;
Promover a adaptação curricular para os alunos ingressantes com transferência, aproveitamento de disciplinas, trancamentos e nos demais casos previstos na legislação;
Viabilizar a construção e implementação do Projeto Pedagógico de Cursos, as alterações de currículo, a discussão de temas relacionados ao curso, bem como planejar, executar e avaliar as respectivas atividades acadêmicas;
Atuar no Núcleo Docente Estruturante;
Acompanhar e coordenar o Calendário Acadêmico;
Acompanhar o custo efetivo dos cursos, analisando a viabilidade econômica financeira;
Procurar parcerias estratégicas para a captação de novos alunos para a unidade;
Atuar na retenção de possíveis trancamentos e desistências de alunos;
Acompanhar o processo de auditoria, procurando alcançar os resultados propostos no início do período letivo;
Analisar a oferta e demanda de novos cursos para a unidade, alinhando com o planejamento estratégico de crescimento do grupo;
Observar a legislação quanto a oferta de novos cursos;
Garantir o equilíbrio financeiro da unidade.

Novembro 2014 -Dezembro 2018
Diretor de Operações
Grupo Midia Viva

Gerenciamento do P&L, respondendo pela entrega do resultado final (vendas e lucratividade), Planejamento Estratégico e Operacional, realizando as respectivas atualizações anuais (budget);
Responsável por todo o backoffice da empresa, liderando as áreas: Financeira, Administrativa, Contábil, Fiscal, Marketing, Comercial, Controladoria, Recursos Humanos, T.I., Administração de Vendas e Relacionamento com o cliente,
Redefinição da estrutura da Unidade e as respectivas atribuições de cada área, redesenho e descrição de cargos, mapeamento das competências necessárias, criação de indicadores de performance e alinhamento entre as áreas;
Definição dos canais de acesso e distribuição, política comercial, tabela de preços e prazos de pagamento, definição de metas e planos de trabalho por contas Chave (Key Accounts);
Implantação de parâmetros de performance, alocação de força de vendas, execução e acompanhamento de resultados;
Definição das estruturas de Marketing e Serviços, alocação de recursos visando preparação dos planos anuais de Marketing.
Execução e acompanhamento dos planos de negócios, focado nos grandes projetos;
Definição e implementação do ciclo de desenvolvimento de novos produtos para os anos seguintes, em alinhamento com a pesquisa corporativa e o plano de negócios da empresa;
Elaboração e publicação de mais de 100 políticas e procedimentos, bem como manual de código e ética;
Implantação do programa de comunicação corporativa, promovendo o relacionamento com a comunidade local, difundindo trabalhos de responsabilidade social e atuação na formação dos conceitos de Visão, Missão e Valores, e disseminação do código de ética e conduta.
Extração, análise e tendências dos indicadores financeiros e econômicos da empresa, análise da margem de lucratividade por produto e por cliente. Gerenciamento dos recursos de aplicações e captações de curto e longo prazo. Estudo da viabilidade econômica de novos projetos.
Gerenciamento e definição de políticas de pessoal, custos de folha de pagamento, encargos sociais e acompanhamento de passivo trabalhista e negociações sindicais;
Implementação de ações para recuperação e evolução do clima organizacional;
Implantação de programas de formação e desenvolvimento de líderes

Outubro 2009 -Novembro 2014
Gerente Geral de Recursos Humanos e Operações
AGE Brasil Propaganda e Publicidade

Execução e controle das operações e do fluxo de caixa para assegurar os limites de aportes dos acionistas e a viabilidade da empresa;
Gerenciamento de estudos técnico-econômicos para investimentos estratégicos, suporte à tomada de decisões;
Otimização dos recursos humanos em projetos de melhoria de processos;
Implantação dos subsistemas de Recursos Humanos, incluindo reestruturação da área de Administração de Pessoal e negociações com o Sindicato da Categoria;
Gerenciamento das atividades de cálculo de folha de pagamento, férias, rescisões, encargos sociais, recrutamento e seleção, benefícios;
Adequação da estrutura de cargos e salários, visando a uniformidade entre os mesmos;
Gerenciamento das atividades de Segurança e Medicina do Trabalho;
Levantamento das Necessidades de Treinamento, elaboração do Programa de Treinamento, requisições de treinamentos internos e externos e avaliação da eficácia;
Elaboração de Budget anual da área de Recursos Humanos, como também do Budget relativo às despesas com pessoal; Gerenciamento das atividades de recrutamento e seleção pela implantação do plano de previdência privada complementar;
Administração e acompanhamento do programa de Bônus/PLR, benefícios concedidos aos colaboradores e controle dos respectivos contratos de serviços.

Carregando
Usamos cookies para garantir a você a melhor experiência no nosso site.
Usamos cookies para garantir a você a melhor experiência no nosso site.