Sou formado em gestão financeira pela Universidade Estácio de Sá e atuo com licitações e contratos há 7 (sete) anos. Iniciei minha jornada em 2016 no setor público, do âmbito da União, no 10º Depósito de Suprimentos (10º D Sup) do Comando do Exército. No 10º D Sup, tive várias oportunidades de qualificação profissional: curso de licitações e contratos, curso de formação de pregoeiro, cursos da lei do pregão (10.520), curso de fiscal de contratos e outros. E exerci das mais diversas atividades atribuídas ao membro da comissão permanente de licitação.
Em 2020, iniciei minha jornada com licitações e contratos no setor privado, na ocasião, fui responsável por estruturar o setor de licitação da Jecev Indústria de Cosméticos e BR Medicamentos. Exerci atividades das mais simples como captação de edital a atividades mais complexas como gestão de contratos e notas de empenho, elaboração de impugnações, recursos administrativos, elaboração de estratégias e apresentação de resultados.
Sou um grande admirador do direito púbico, notadamente do direito administrativo, ramo esse que estuda toda a funcionalidade da administração pública e, inclusive, a licitações e contratos. Estou sempre buscando conhecimento na área. Tenho diversos cursos de licitações, contratos e direito administrativo. Afinal, as mudanças são bastante e há muito por vim com a nova lei de licitações e contratos (Lei Federal nº 14.133/21) e seus regulamentos.
Principais Atividades: Analisar editais de licitação; elaborar as propostas comerciais escritas, bem como cadastrar as propostas comerciais eletrônicas nos portais de licitação como Compras.gov (antigo Comprasnet), Licitações-e, BLL, BNC, Portal de Compras Públicas e outros; emitir e manter atualizado todas as documentações referentes às licitações; elaborar pedidos de esclarecimentos e impugnações, bem como recursos administrativos; estruturar estratégias para as licitações e a sua implementação; separar as documentações pertinentes a licitação, bem como dar lances e acompanhar todas as fases do precedimento licitatório; realizar a gestão de contratos administrativos, aditivos ao contrato e Atas de Registro de Preços, bem como acompanhar sua publicação no diário oficial da União, Estado ou Município; Analisar,aceitar ou recusar solicitações de adesão à Ata de Registro de Preços; Gerenciar o recebimento de notas de empenho; realizar o planejamento e funil dos resultados das licitações e apresentar, semanalmente, para gestores e diretoria; dentre outras atividades inerentes ao cargo.
Principais AtividadesPrincipais Atividades: Buscar, acompanhar e analisar editais diariamente; realizar e acompanhar pedidos de cotações; elaborar as propostas comerciais escritas, bem como cadastrar as propostas comerciais eletrônicas nos portais de licitação como Compras.gov (antigo Comprasnet), Licitações-e, BLL, BNC, BBmnet, Licitanet, Publinexo, dentre outros portais; separar as documentações pertinentes a licitação; manter o controle de certidões fiscais, bem como atualizá-los nos portais de licitações; gerênciar pedidos de solicitação de orçamento bem como elaborar proposta comercial e planilha de preço; elaborar, quando for o caso, pedidos de esclarecimentos; da lances e acompanhar todas as fases do procedimento licitatório, quando for o caso.
Principais Atividades: Buscar, acompanhar e analisar editais diariamente; analisar editais de licitação; elaborar as propostas comerciais escritas, bem como cadastrar as propostas comerciais eletrônicas nos portais de licitação como Compras.gov (antigo Comprasnet), Licitações-e, BLL, BNC, Portal de Compras Públicas e outros; emitir e manter atualizado todas as documentações referentes às licitações; elaborar pedidos de esclarecimentos e impugnações, bem como recursos administrativos; estruturar estratégias para as licitações e a sua implementação; separar as documentações pertinentes a licitação, bem como dar lances e acompanhar todas as fases do precedimento licitatório; realizar a gestão de contratos administrativos, aditivos ao contrato e Atas de Registro de Preços, bem como acompanhar sua publicação no diário oficial da União, Estado ou Município; analisar,aceitar ou recusar solicitações de adesão à Ata de Registro de Preços; gerenciar o recebimento de notas de empenho; realizar o planejamento e funil dos resultados das licitações e apresentar, semanalmente, para gestores e diretoria; dentre outras atividades inerentes ao cargo.,
Principais Atividades: Acompanhar e controlar recursos orçamentário; gerência todas as fases da Intenção de Registro de Preços - IRP; cadastrar fornecedores no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF); elaborar ofícios para análise de processos jurídicos, bem como acompanhar os autos do processo; auxiliar na elaboração de documentos licitatórios como requisição, termo de referência, edital e afins; auxiliar o pregoeiro em todas as fases do processo licitatório e outras atribuições dadas ao membro da equipe do pregoeiro; auxiliar na elaboração de Contratos administrativos e Atas de Registro de Preços; aceitar ou recusar, justificadamente, os pedidos de solicitação de adesão à ata de Registro de Preços; cadastrar dispensa e inexigibilidade de licitação no portal de Comprasnet; pregoeiro substituto; dentre outras atividades.