Possuo vinte e dois anos de experiênciaprofissional, desses, dezesseis anos com vendas e trade marketing em indústriasde bens de consumo, e seis anos com compras & suprimentos em redes desupermercados. A minha expertise vai desde o planejamento estratégico -alinhado às expectativas da direção geral – até a construção de planos de açãocom objetivos claros junto aos times. Priorizo a intensa capacitação dos times,sendo extremamente colaborativo com os demais departamentos. Estimulo o estudodas categorias, dos históricos de compra e venda, dos níveis mais adequados de estocagem,e faço com que esses estudos conversem com os planos de vendas. Monitoro astendências de mercado (novos materiais, fontes abastecedoras, aspectostributários, etc), reforço e aprimoro o relacionamento com os fornecedores eclientes, construindo com esses planos de negócios integrados. Utilizometodologias de pricing atuais, efetivo contratos de fornecimento rentáveis, realizocotações de preços, e faço a gestão sempre guiada por indicadores deperformance e pela execução de orçamentos de compras (por categoria, produto,escala de vendas, margem de contribuição, fontes de fornecimento, etc).
Adicionalmente aos pontos jádestacados, posso indicar que gerenciei times de compras com até 18 (dezoito)integrantes (entre compradores, analistas e assistentes). Fiz a gestão deorçamentos de compras que iam de R$ 63 milhões até R$ 292 milhões anuais. Atueicom aquisições menos recorrentes de produtos importados (em categoriasespecíficas) com traders parceiras. Utilizei e conheço ERPs como SAP, Totvs,Consinco, e priorizo sempre a gestão à vista dos indicadores de performanceatravés de BI (já atuei com o Power BI e com o Qlik View), uso habitualmente omodelo de gestão PDCA. E, tenho conhecimento aprofundado em alguns modelos de relatóriose pesquisas de mercado, como Nielsen, Scanntech, GFK, Kantar, entreoutros.
Possuo também experiência em vendas etrade marketing, em indústrias de bens de consumo (Unilever, L’Oréal e Ontex), aolongo de dezesseis anos, e em duas delas (L’Oréal e Ontex) à frente deregionais de vendas, com times de key accounts e vendedores (diretos eindiretos) em vários estados brasileiros. Gerenciei orçamentos da ordem de R$ 210milhões anuais. Tive interface com alguns dos maiores clientes regionais enacionais para o tipo de categoria dessas companhias. Sou habituado em negociare construir planos de negócios duradouros, e com entregas de resultadosconsistentes.