Administrador de empresas porformação, com especializações em gestão financeira de empresas, controladoriafinanceira e estratégica e em Pedagogia: gestão e docência. Experiência nareestruturação de empresas, gestão das áreas administrativa e financeira. Naárea administrativa, atuei com gestão em compras, estoques, RH, gestão depessoas, serviços (limpeza, portaria, manutenção predial e de equipamentos esegurança privada), enquanto na área financeira, com gestão do contas a pagar,receber, cobrança, conciliação bancária, relatórios gerenciais, análise dedados, fechamentos contábeis, negociação com bancos, clientes e fornecedores,controle de custos e orçamento financeiro matricial.
Foco em processos, controlesgerenciais e análise de custos.
Gosto de resolver problemas desituações complexas que envolvam muito fatores, sempre procurando a melhormaneira de fazer as coisas. Consigo fazer a análise e reconfigurar tudo para oatingimento do objetivo final.
Reporte direto ao Diretor
Responsável pelas áreas de compras, financeiro,manutenção, serviços, RH e TI, totalizando 53 profissionais.
Recebi a proposta para assumir o cargo de Vice-DiretorAdministrativo do Marista em Belém/PA. Desafio importante tanto pela mudança decidade, quanto pela qualidade da rede. O colégio passou por um longo períodosem manutenção, que foi minha tarefa inicial de implantar um plano demanutenção contínua. Outro desafio importante foi a adequação de custos comcompras como material de limpeza, lanches de funcionários, material demanutenção, etc. A redução do material de limpeza chegou a 27%. Adequei aequipe da manutenção, portaria e limpeza, pois o grupo era muito grandechegando a ter ociosidade. Implantei processos internos de compras e RH. Emproposta para o Diretor e a Vice-Diretora Educacional propus a limitação dashoras aulas extras de professores, condicionando a uma quantidade específica deacordo ao projeto pedagógico. A redução chegou a 54%. Na captação de novosalunos sugeri a abertura de seleção por resultado para alunos externos comoferta de bolsas. Nos últimos 3 anos o EBITDA da unidade cresceu 32%. Responsávelpela implantação e acompanhamento do Orçamento Matricial da unidade, conformeorientação da província.
Reporte direto à diretoria.
Responsável pelas coordenações de compras,financeiro, manutenção, RH e TI, totalizando 20 profissionais.
Fui convidado pelo grupo para reestruturar eorganizar todo o setor administrativo e financeiro das empresas. Transformei oendividamento de curto prazo em longo prazo. Implantei o orçamento financeiroanual. Revi todos os custos inerentes a operação e o custo financeiro.Implantei os processos de cobrança, contas a pagar e receber, e o processo decompras. Implantei um novo sistema integrado de informações para maior controledo financeiro, RH, compras e estoque. Adequei todas as peças contábeis para queespelhassem a realidade da empresa. Centralizei o administrativo e financeiropara maior alinhamento de ações e controle. Dei suporte a diretoria na tomadade decisões.
Reporte direto à diretoria.
Responsável pelas coordenações do financeiro,faturamento e contábil, totalizando 15 profissionais.
Era gerente da conta bancáriado hospital na Unicred Natal. Na época tinha interesse na área de gestão, eacabei recebendo o convite do hospital para assumir o financeiro. Foi umaexperiência de transição de carreira onde aprendi bastante. O hospital tinha umsistema muito bom, mas totalmente desconfigurado, e que não dava nenhumainformação precisa. Reimplantei o sistema. Levantei todo o endividamento daempresa. Captei operações de capital de giro para novos investimentos. Negocieidívidas tanto com credores, quanto devedores. Mudei o processo de faturamentopara reduzir a glosa. Implantei o setor contábil próprio.
Reporte direto ao gerente comercial.
Responsável pela carteira dos 20 maiorescooperados da instituição.
A cooperativa nunca tinha passado dos R$ 34 MMde ativos até 2010, e só trabalhava com empresas e profissionais ligados aosegmento de saúde. Sugeri a abertura para empresas de outros segmentos, poisexistem profissionais na área da saúde que são empresários em outros segmentos.Apresentei um estudo de um cliente e a proposta de abertura foi aprovada. Em2012 os ativos chegaram a R$ 68 MM. Atualmente passam dos R$ 120 MM. Fuigerente comercial interino nas férias do titular.
Reporte direto ao gerente comercial.
Responsável por carteira de clientespessoa jurídica. Prospecção e captação de clientes para manutenção da carteirade ativos. Negociações com clientes para operações de desconto de títulos.Negociações para pagamento de títulos vencidos. Negociações com clientes paracapital de giro, tanto com garantia real, recebíveis ou travas de contratos.
Fui responsável pela ampliação dacarteia com abertura de novos clientes no interior do RN e PB.