Avaliação de Desempenho
Na gestão de pessoas, a avaliação de desempenho é uma importante ferramenta para analisar sua equipe. As organizações devem ter o processo de avaliar seus colaboradores, identificar seus talentos, competências, conhecimentos, bem como os gaps nos processos e nos profissionais, que precisam ser atendidos, corrigidos e eliminados.
Avaliar contribui para desenvolver a performance dos colaboradores e otimizar os processos da empresa, este procedimento não deve ser apenas individual, indo além, é importante avaliar o desempenho da equipe, afinal o resultado final é reflexo do engajamento diário de todos na organização.
Todo gestor sabe o valor da Avaliação de Desempenho para o sucesso de sua equipe.
No entanto, também é de conhecimento da gestão e do próprio setor de Recursos Humanos, de que se trabalhada da maneira errada, esta ferramenta pode ter o efeito oposto.
Tradicionalmente, a gestão impõe um processo de análise a seus empregados. A partir dessa análise são definidas metas e expectativas para o próximo período de trabalho, uma vez que esta análise não é realizada da maneira correta, tudo acaba em expectativas frustradas.
Há muitos motivos para uma avaliação de desempenho falhar.
Alguns avaliadores, por exemplo, não possuem ideia do que medir, já outros, se concentram somente em acontecimentos recentes, pois não conseguem acompanhar periodicamente o desempenho de seus colaboradores, e ainda tem quem deixe os aspectos pessoais interferirem na avalição, dentre muitos outros aspectos.
Como você tem avaliado o desempenho de sua equipe?
Avaliar para identificar, medir e melhorar os processos internos!
Já ouviu esta expressão?
Espero que concorde com ela e que constantemente avalie o desempenho de sua equipe!
Seja como empresário ou líder é fundamental conhecer os gaps dos processos internos, quais são os pontos fortes e de melhoria, tanto no que tange os profissionais quanto ao gerenciamento como um todo.
O diagnóstico sobre a eficiência e eficácia do trabalho de cada avaliado, também permite reconhecer os talentos e os profissionais de destaque, bem como a identificar aqueles que precisam ser acompanhados mais de perto, ou que precisam de maior capacitação, por exemplo.
A organização que avalia o desempenho de sua equipe corretamente, mapeia seus talentos, os desenvolve, atinge os objetivos, e o mais importante, sabe onde realmente deve investir seus recursos para alcançar o sucesso.