A palavra Hunting vem do inglês, que significa “caça”.
Uma metáfora que simboliza a ação de uma organização, em busca de profissionais no mercado.
O tradicional fluxo em que a empresa divulga uma oportunidade e espera pelo recebimento de currículos não se aplica neste caso.
Seguindo essa linha de raciocínio, o Hunting é o conjunto de ações aplicadas para ir em busca pelos melhores profissionais para cada cargo em uma empresa. Para isso, usa-se desde o networking à contratação de um Headhunter para auxiliar nas buscas ou de empresas especializadas em caçar talentos.
A princípio, o monitoramento do mercado de trabalho deve ser constante, sempre de olho em candidatos que se destacam e quais deles têm o potencial de gerar identificação imediata com os pilares institucionais da empresa. Isso envolve também uma proposta que deve ser atraente já que, muitas vezes, permitirá ao profissional a opção de mudar do emprego atual para desenvolver-se nessa nova empresa.
Definir o perfil do candidato com base em suas competências profissionais e comportamentos alinhados aos valores da instituição;
Ter os requisitos de preenchimento de cargos muito bem definidos;
Identificação dos melhores canais para tornar o hunting efetivo (como a contratação de profissionais headhunter autônomos ou empresas especializadas);
Transparência na relação com o headhunter e também com os profissionais abordados;
Encontrar diferenciais que tornem a proposta atrativa e irresistível (como a possibilidade de crescimento e salários competitivos, entre outros fatores).
Em resumo, o hunting é um conceito muito estratégico para a área de Recursos Humanos que, de forma bem direcionada, a captação e recrutamento de profissionais de alto nível e assertividade.
STUDARTRH ©